Kooikerhondje














Outros nomes

Kooiker Hound Small

Dutch Waterfowl Dog

Dutch Decoy

Dog Kooiker

Dog Kooikerhondje

Origem

Holanda

Altura média

35 a 40 cm

Peso médio

9 a 11 quilos

Cores

A cor deve ser predominantemente vermelho-alaranjado mas pode ser corrigido ou sólido no branco puro, embora algumas pequenas manchas nas pernas sejam aceitáveis. Um anel de cauda preta, onde a cor muda de laranja-vermelho para branco é permitido.

Esperança média de vida

12 a 14 anos

Temperamento

Benevolente, alerta, ágil, activo, inteligente, territorial

É um cão inteligente, ágil e activo, que tanto pode ser um óptimo cão de guarda, como pode desempenhar as funções de cão de caça ou companhia.

Em casa, é um animal afectuoso e alegre, que protege o seu território e dono com afinco. Por isso, quando estão em alerta, são um bocado barulhentos. Com as pessoas desconhecidas e com as crianças nem sempre são tão afáveis mas, uma vez habituados à sua presença, tornam-se sociáveis.

Estes cães são muito versáteis e precisam de estar ocupados para se sentirem bem. As brincadeiras, as corridas, etc., são actividades nas quais vão participar com entusiasmo.

No treino, o seu carácter revela-se forte, porque são animais com uma personalidade vincada, que nem sempre obedecem. Como tal, é necessário que o dono o eduque de forma consistente e positiva.

Este pequeno cão (pode não aparentar) mas tem óptimo apetite, pelo que é preciso ter cuidado com o excesso de peso.

Apresenta algumas doenças genéticas graves, que são exemplo: a doença de Von Willebrandt, cataratas e epilepsia.





















Textos e imagens
da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.