Cão d’água espanhol





Outros nomes

Perro de agua español

Turkish andaluz 
Cão turco 
Churrino

Origem

Espanha

Altura média

44 a 50 cm

Peso médio

18 a 22 quilos

Cores

Bicolor preto, bege, castanho ou branco, onde a segunda cor é branca ou multicolor

Esperança média de vida

12 a 14 anos

Temperamento

O Cão de Água Espanhol é um animal inteligente, diligente, fiel, carinhoso, capaz de se adaptar a várias situações e desempenhar tarefas diferentes com a mesma destreza. É um cão fácil de treinar, mas mantém os instintos de pastoreio e caça muito aguçados. Precisam por isso de ter tarefas que o mantenham ocupado e que o desafiem. 

São cães dedicados à família, mas desconfiados com estranhos. A socialização destes cães é muito importante. Necessitam de um dono confiante que saiba impor naturalmente a sua liderança. Não são os cães mais indicados para conviver com crianças, mas desde que habituados de pequenos, podem-se tornar muito companheiros. Devido À sua dedicação para com a família podem-se tornar demasiado protectores e territoriais. 

Devido à sua grande capacidade de aprendizagem é utilizado actualmente pelos órgãos de bombeiros espanhóis nas equipas de busca e salvamento.Também se podem ver na companhia da Guarda Civil em busca de drogas e explosivos em aeroportos, portos e alfândegas.

O Cão de Água Espanhol está habituado a Invernos rigorosos e Verões escaldantes.






Textos e fotografias
recolhidos na internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.