Cão do Ariége








Outros nomes

Ariegeois

Chien Ariegeois

Origem

França

Altura média

53 a 58 cm

Peso médio

24 a 27 quilos

Cores

A sua pelagem fina e rente é geralmente branca com marcas pretas e fogo. A cabeça é comprida e leve. O focinho é recto e os olhos escuros bem abertos são bastantes expressivos. As orelhas são maleáveis e finas e são de inserção ligeiramente baixa.

O pescoço é elegante e longo, tal como o peito que é também profundo. As costelas são longas e ligeiramente arredondadas e a garupa apresenta-se horizontal.

Os membros são robustos e as patas em formato de lebre. A cauda de inserção alta é mantida à maneira de “sabre”.

Esperança média de vida

11 a 13 anos

Temperamento

O Ariégeois é um cão com um temperamento calmo, alegre e amigável. É afectuoso com as crianças e normalmente sociável perante presenças estranhas, se bem que existam alguns que aparentam ser mais reservados.

É um sabujo obediente e inteligente, pelo que o seu treino é uma tarefa fácil e deve ser iniciado desde pequeno, de forma a aprender as regras mais básicas.

No terreno, é um caçador nervoso, determinado e concentrado no que faz. É muito fiel ao seu dono, capaz de o reconhecer a longas distâncias dado o seu latir profundo.






Textos e fotografias
recolhidos na internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rui MM Vieira

Rui MM Vieira
Chamo-me Rui Vieira e comecei a dar os primeiros passos em viagens há 50 anos. Nasci em Nevogilde Porto em 1950, Gosto de viagens aventura, fotografia, leitura e música. O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial. Sou uma pessoa que se define como curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno. Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente. Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.